O pneu é um dos itens mais importantes do veículo, garantindo segurança, estabilidade e desempenho. Você conhece esse processo, que consiste em restaurar os pneus para condições ótimas de desempenho com o máximo de qualidade possível? Saiba como funciona a recapagem de pneus!
Com a carcaça devidamente limpa, realiza-se a primeira inspeção visual. Nesse momento, averiguam-se a espessura, a quantidade de borracha e a relação de altura/largura entre a banda de rodagem e a parte interna do pneu. Caso a carcaça esteja deslocada, profundamente danificada ou exista algum outro motivo que impossibilite a reconstrução, o processo é interrompido. Se a carcaça estiver em bom estado, ela segue no processo de reforma.
A seguir, é feita a raspagem de toda a banda, com o objetivo de deixar o pneu uniforme e simétrico.
A raspagem é feita para que a carcaça fique com a circunferência adequada e possa então receber a nova banda de rodagem. Inclusive, ela deverá ter as especificações de acordo com o pneu que está sendo preparado, para garantir a segurança.
A escareação é a etapa responsável por reparar todos os cortes e danos encontrados na carcaça de maneira individual, neste momento são retiradas todas as partes oxidadas ou deterioradas.
Essa etapa é muito importante porque ajuda a garantir não apenas a segurança, mas também a vida útil prolongada do pneu, que estará livre das poluições da carcaça.
Com o objetivo de devolver ao pneu a quantidade de borracha previamente desgastada e a quantidade de pneu que sofreu raspagem, a banda de rodagem é aplicada. Ela possui uma espécie de borracha importante para as etapas finais e, após ser aplicada, todo o ar entre a carcaça e a banda é retirado.
A montagem é feita de acordo com o tipo de pneu. É usado um identificador na banda para que se mantenha a segurança sobre números de recapagens já feitas.
Antes da etapa final, os pneus recapados passam pelo processo de vulcanização, a fim de fundir a nova banda na antiga carcaça. Neste processo, os pneus são colocados à vácuo dentro de envelopes emborrachados e são aquecidos em nossa autoclave por duas horas a 115 graus.
Após se encerrar o processo de vulcanização, o pneu deverá passar pela inspeção final, o objetivo desta etapa é garantir a integridade, a qualidade e a segurança do produto. Caso o pneu seja aprovado, ele fica disponível para o cliente.
Copyright © 2022 Sbm Recapagem | Todos os direitos reservados
Precisa de ajuda?