Recapagem

Como funciona o processo de recapagem de pneus?

O pneu é um dos itens mais importantes do veículo, garantindo segurança, estabilidade e desempenho. Você conhece esse processo, que consiste em restaurar os pneus para condições ótimas de desempenho com o máximo de qualidade possível? Saiba como funciona a recapagem de pneus!

Limpeza e secagem

Após o recebimento dos pneus, eles devem ser limpos e secos para retirar quaisquer impurezas que possam atrapalhar o processo de reconstrução. Além disso, a limpeza é importante para que a inspeção seja feita da maneira precisa. Ela pode ser feita a jato ou com uma escova para a sua parte lateral, garantindo que toda a sujeira seja eliminada.

Inspeção inicial

Com a carcaça devidamente limpa, realiza-se a primeira inspeção visual. Nesse momento, averiguam-se a espessura, a quantidade de borracha e a relação de altura/largura entre a banda de rodagem e a parte interna do pneu. Caso a carcaça esteja deslocada, profundamente danificada ou exista algum outro motivo que impossibilite a reconstrução, o processo é interrompido. Se a carcaça estiver em bom estado, ela segue no processo de reforma.

Raspagem

A seguir, é feita a raspagem de toda a banda, com o objetivo de deixar o pneu uniforme e simétrico. 

A raspagem é feita para que a carcaça fique com a circunferência adequada e possa então receber a nova banda de rodagem. Inclusive, ela deverá ter as especificações de acordo com o pneu que está sendo preparado, para garantir a segurança.

Escareação

A escareação é a etapa responsável por reparar todos os cortes e danos encontrados na carcaça de maneira individual, neste momento são retiradas todas as partes oxidadas ou deterioradas.

Essa etapa é muito importante porque ajuda a garantir não apenas a segurança, mas também a vida útil prolongada do pneu, que estará livre das poluições da carcaça.

Enchimento

Nesta etapa, um tipo de borracha especial deverá ser aplicada, a fim de preencher e nivelar todos os orifícios anormais que estiverem presentes no pneu. Isso garante que a peça não perca a calibragem, por exemplo.

Aplicação de cola

Nesta etapa, começa a preparação do pneu para que ele receba a nova banda de rodagem e, por isso, deve se aplicar um tipo especial de cola. Entretanto, o excesso de produto deve ser retirado, deixando apenas a camada necessária para a fixação entre a carcaça e a nova banda.

Aplicação da banda

Com o objetivo de devolver ao pneu a quantidade de borracha previamente desgastada e a quantidade de pneu que sofreu raspagem, a banda de rodagem é aplicada. Ela possui uma espécie de borracha importante para as etapas finais e, após ser aplicada, todo o ar entre a carcaça e a banda é retirado.

A montagem é feita de acordo com o tipo de pneu. É usado um identificador na banda para que se mantenha a segurança sobre números de recapagens já feitas.

Vulcanização

Antes da etapa final, os pneus recapados passam pelo processo de vulcanização, a fim de fundir a nova banda na antiga carcaça. Neste processo, os pneus são colocados à vácuo  dentro de envelopes emborrachados e são aquecidos em nossa autoclave por duas horas a 115 graus.

Inspeção final

Após se encerrar o processo de vulcanização, o pneu deverá passar pela inspeção final, o objetivo desta etapa é garantir a integridade, a qualidade e a segurança do produto. Caso o pneu seja aprovado, ele fica disponível para o cliente.

Considerações

O processo de recapagem é bastante complexo para que seja capaz de garantir o máximo de segurança e integridade para os pneus. Seguindo estas etapas corretamente, o resultado é um pneu que parece novo em folha e que está pronto para novos desafios e aventuras, além de ajudar a proteger o meio ambiente.

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